segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rio de Janeiro e a SEGURANÇA ILUSÓRIA!

Vindo de um post sobre o grande HERÓI NACIONAL, como muitos assim intitularam, o grande Capitão Nascimento, me deparo com uma ferida aberta na sociedade brasileira, mais precisamente na população POBRE e MARGINALIZADA na cidade do Rio de Janeiro.
Rio esse que é a cara do Brasil para os gringos, para o "pessoal lá de fora do país", aqueles que assistem as novelas, e documentários sobre tráfico de drogas.
Mas o Brasil não é isso aí! E o buraco dessa ferida não está na superfície da pele não, já começa lá no osso!

Vamos analisar os fatos, não pela mídia que te coloca a pensar que está certo invadir ou não... Que deve matar os traficantes e ajudar a população com as Unidades de Polícia Pacificadora, vamos mais a fundo, olhar a ferida com os olhos de raios-x.

Porque é necessário uma medida pública como a UPP?  Para dar Segurança a população menos provida que mora na Favela? Nos morros espalhados pela cidade do Rio.
Para entrarem lá e "impor" a paz, precisaram agir com destruição, com uma limpeza étnica, aonde esses caras SELECIONAM quem deve morrer e quem deve ter outra chance!
E por que diabos alguém tem poder de julgar quem vive e quem morre?

Já começa por aí?  Claro que não!
É mais longe ainda onde quero chegar...

Para ter ricos, para sustentar a balada do playboy, para o patrão ter seu whisky importado e seu carro zero na garagem, alguém teve que ralar pra isso! E com certeza não foi ele!
Partimos do princípio em que, quem estuda, quem tem mais chances e possibilidades na vida, serão mais bem sucedidos, e mandarão naqueles que são desprovidos de qualquer oportunidade!
E esses por sua vez, irão morar em lugares aonde há menos oportunidade ainda, e serão massacrados pelo PRECONCEITO da outra parte da sociedade, que olha para o pobre como lixo.

Não estou querendo defender os traficantes, e não sou a favor de nenhuma revolta armada.
Mas, quem disse que eles estão errados? Limpar o lixo é mais fácil que reciclá-lo não é mesmo?
E nesse conceito de Sociedade Capitalista, continuaremos com pobres sendo mortos pela elite, e mais traficantes nascendo a cada dia, no berço da FALTA DE TUDO!
Falta educação e por isso a gente mata!
Falta informação e por isso a gente mata!
Falta respeito e por isso a gente mata!

É simplesmente isso!
Já que falta tudo pra eles, estará imposto que se tornarão bandidos.
E quem te disse que é certo uns terem todo o acesso e outros não?
Quem disse que para aquele que passa fome a vida toda, roubar um pão, conseguir um dinheiro mais fácil é errado?
E quem dá a liberdade ao outro de chegar lá, como Herói Nacional e fazer a limpa?

Ah! Mas estamos trabalhando na segurança da população!
HIPÓCRITA!
Segurança do Playboyzinho que anda no seu carro zero blindado e tem medo de abrir o vidro pro menino no semáforo isso sim!
Segurança pra receber uma copa do mundo de futebol (minúsculas propositais) , aonde a população brasileira só lembra de vestir a camisa nessa época. E vai ficar tudo lindo quando isso acontecer!
Segurança para a própria elite que não quer ver a realidade, quer se esconder dela!

E a porra do Imposto que a gente paga? Vai pra onde?
Pagar dívida externa? Sustentar o whisky? Viagens? Compras no exterior?

Por que você não para de desviar verba e investe na educação da população menos provida antes de ter que impor uma UPP? E tentar reeducar?
Por que você não trabalha para que todos consigam salários decentes e não precisem se render ao Tráfico de Drogas?
Por que antes de investir em armamento pesado, do exército ou da onde for, não investiu em Material Didático? Em infraestrutura nas escolas?

Senhor governador do Rio, aonde está seu peito agora para olhar mais a fundo na ferida, e não só colocar um curativozinho?
Vai passar essa onda e a merda continuará fedendo!
Mudar a realidade daquele povo não é acabar com o traficante de hoje e colocar UPP, é mexer no tacho para desgrudar o açúcar lá de baixo, é mexer na ferida e tirar essa inflamação de anos, porque se não tiver esse punho, logo logo terão outros traficantes, outras famílias sendo destruídas e outras vidas sendo tiradas a troco de nada!
E vamos continuando com essa SEGURANÇA ILUSÓRIA de que estamos cercados de polícia, que farão tudo para nos proteger. Mesmo que para isso, algum menos provido da sociedade, aquele que não teve as mesmas chances que eu, as mesmas oportunidade que nós que estamos lendo isso, tenham que ser mortos.

Está na hora de tomar o antibiótico, olhar para a população pobre como parte da população brasileira, integrante e ativa, aquela que constrói os edifícios mesmo sem saber a engenharia, aquela que retira o lixo da sua porta durante a madrugada, aquela que está na portaria do seu prédio e você nem sabe o nome!
Todos fazem parte, se não fosse o pedreiro, o engenheiro não ia conseguir colocar em prática 5 anos de estudos. Se não fosse o coletor de lixo, as doenças que esses gerariam nas ruas da cidade fariam com que precisassem de milhares de mais médicos.

Rio de Janeiro, Segurança Ilusória, espero que essa realidade se transforme!

Comente...
Fique a vontade...
Exponha o que pensa disso, faremos um debate...

PÀZ!

3 comentários:

  1. Grande Rodolfo!

    Acredito que o Governo do RJ demorou anos para fazer alguma coisa contra o tráfico no RJ e por esse motivo chegou a tal ponto.

    Mostrou que o Governo precisa estar presente em todos os bairros e favelas do RJ. Não apenas em Copacabana e Ipanema.

    Muitas pessoas moram lá por falta de opção e não por serem TRAFICANTES!

    A Educação é a base. Nossa geração está num caminho muito complicado.

    Temos que investir na Educação dos nossos filhos (da nova geração) e criar oportunidades de trabalho. Como?

    Mudando o pensamento dos governantes e cobrando a criação de novas leis (realidade atual) e cobrando as REFORMAS de todo tipo que estamos cansados de escutar e nunca sai do blá blá bla!

    E completando: A Força da Mídia na opinião pública.
    Em São Paulo quando o PCC começou com onda de violência no estado a MÍDIA destacava: "Policiais estão reagindo com tiros e executando pessoas"
    Esse ano a MÍDIA destaca: "Policiais estão retonando o controle de favelas"
    A MÍDA tem uma força incrivel!


    É isso aí!
    Grande Abraço
    Adriano Martins

    ResponderExcluir
  2. Ola Rodolfo,

    Muito boa a reflexão e em resumo o grande problema é do sistema capitalista, que cria a exclusão, depois financia o tráfico de drogas, e no final não resolvemos as coisas pela raíz, mas pensando que esse sistema está ai, pelo menos por enquanto, acredito ter sido importante a retomada dos morros pelo Estado do Rio.

    Na Penha são aproximadamente 200 mil pessoas, sendo mortas, governadas e oprimidas pelos traficantes, isso também é muito injusto, e não deve existir em nosso País nenhum lugar onde o Estado não possa estar (Presença do Estado deve ser presença de segurança, habitação, trabalho, educação e saúde).

    Com isso, de alguma forma as ações no Rio são necessárias, não pela burguesia carioca, mas pelo povo do morro.

    Mas como seria interessante se tivéssemos uma ação melhor articulada com as outras secretarias, instalar uma UPP, mas também um grande programa nos próximos 3 anos para educar grande número de pessoas com Supletivos, Ensino técnico e faculdade técnica, tudo isso dentro do morro, também em conjunto com a secretaria de habitação, podíamos ter um projeto de reorganização do morro, para termos áreas de lazer e espaço para carros e onibus, para isso podería pagar um salário para cada pessoa que queira participar da reconstrução de sua casa, e assim por diante terminando com a saúde fazendo postos de saúde e hospital no morro.

    Seria um grande programa para ter UPP, Habitação (digna e com lazer), Educação e Saúde para os morros do Rio, trazendo assim um pouco de dignidade a verdadeira população do Rio.

    Grande abraço,

    Marco

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que todas as pessoas que se fingem ignorantes quanto a essa realidade do Rio pudessem acessar seu blog, talvez o rosto corado de vergonha condenasse tanta atitude medíocre, tanta mentira, ou panos quentes...
    Um assunto tão sério não deveria ser motivo de ibope pra qualquer programinha fútil da televisão Brasileira, porque o fazer a cobertura de tanta "tragédia" não colabora em nada na vida de quem tem sofrido tanto!!

    É legar ver que ainda tem gente que não apoia essa hipocresia!
    Deus abençoe!!

    e.. acima de tudooo Oremos!!!
    bjo!=)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Obrigado!