quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Desafio da GRATIDÃO 2015 - 100 dias

Namastê, queridos leitores...

Namastê, em sânscrito, significa "meu deus interior cumprimenta seu deus interior", num simples cumprimento de fazer uma vênia em direção ao outro com quem terá diálogo.
Simples, mas com uma força capaz de transformar qualquer relação.
Pensar que, com o melhor que existe em mim, eu te saúdo ao melhor que existe em ti. Entrego inteiramente meu pensar, meu sentir e meu estar neste gesto de carinho para contigo, e assim lhe digo bom dia, boa tarde ou boa noite.

Digo isso para iniciar essa postagem, após muitos meses sem aparecer por aqui.
Muitas mudanças aconteceram em minha vida desde então, e é disso que quero partilhar com vocês.

Iniciei fazendo Ioga (ou Yoga)... Depois um curso de Filosofia Budista...
E também, há 100 dias atrás, um Desafio de passar 300 dias sendo grato por algo.

Ser grato, ou ter gratidão, é muito mais que agradecer somente. É colocar toda sua energia, sua participação, naquilo que está tornando consciente naquele momento. É entregar-se totalmente a algo que lhe agrade, reconhecendo o quanto aquilo transforma sua vida.
É intenso, e uma excelente experiência.

Por ser cristão, aprendi o quanto é importante ser grato pelas coisas, situações e até necessidades que temos na vida. Não como método para aparentar estar tudo bem, mas como reconhecimento de que, mesmo nos dias ruins, há sempre algo que possa agradar; mesmo nos desafios, há sempre algo que se possa aprender.

Assim iniciei minha jornada de 100 dias. Trazendo na bagagem os ensinamentos de Cristo, segundo a Bíblia, e buscando me entender melhor, me conhecer mais a partir da Filosofia e Filosofia Budista, fazendo Ioga para melhorar minha concentração, minha percepção de mim e meu equilíbrio.
Intenso!

Nos primeiros dias era difícil achar algo a agradecer, ou melhor, a ser grato. Agradecer dá pra fazer com qualquer coisa, mas ser grato é um pouco mais elaborado, mais intenso, necessita maior dedicação.
O que ser grato? Como encontrar algo neste meio cheio de desafios e necessidades?
E naqueles dias que parece que tudo dará errado?
Aceitei o desafio mesmo assim. Continuei buscando ser grato, enfrentando as dificuldades disso.

Quando um mês foi completado, as sensações eram de que as coisas estavam melhorando. Que a gratidão estava me dando oportunidade de ver a vida com outros olhos. Que estava tudo caminhando bem, tudo poderia ser objeto de gratidão, não precisaria gastar tanto tempo "encontrando" o que ser grato.
Eis que algumas coisas começam a não dar muito certo. Eis que continuamos a encontrar os desafios, as necessidades de nossas vidas, os enfrentamentos cotidianos. As barreiras agora parecem muito maiores, que estranho!
A sensação de que não seria capaz de enfrentar foi grande. A fragilidade com que me encontrava parecia ser final.
Mas, o desafio não poderia ser barrado, devia continuar! E ainda assim, nos dias difíceis, buscava encontrar algo que me valia muito a pena ser grato. Muitas vezes algo simples mesmo do dia-a-dia, sem esperar algo milagroso.
Até um bom dia de alguém que não está acostumado a te cumprimentar faz diferença. Pode ser seu pai, sua mãe, seu irmão, alguém com quem conviva diariamente.

Passam os dias tenebrosos, cheios de tempestades... Parecia que o cinza nunca daria espaço ao azul novamente. Dias escuros, transtornados.
Faz parte! Crescemos na dificuldade.

Continuar a ter gratidão foi um exercício intenso, especial, diferente. Buscar encontrar aquilo com que teria valido a pena o dia, por baixo da escuridão dos problemas, era algo que fazia olhar o mundo de outros pontos de vista.
E assim continuei.

Passaram mais dois meses, completo hoje 100 dias de desafio. Um terço do combinado.
Uma fração ainda pequena naquilo que será completá-lo. Um desafio grandioso.

E hoje, dificilmente encontro uma ÚNICA coisa a ser grato, a ter gratidão.
São às pessoas de meu convívio. São as minhas reflexões diárias a respeito da vida. São os animais e plantas que encontro no dia-a-dia. São os simples gestos que fazem a gente acreditar que o mundo se transforma. São as percepções de tantas pessoas caminhando neste mesmo rumo. São os desafios de encontrar o equilíbrio, a sobriedade, o amadurecimento, a temperança, a coragem, o amor.
Desafios que engrandecem. Respeitos que fortalecem. Gratidão que dá alma aquilo que parece inanimado. Gratidão que me faz perceber parte de um gigantesco emaranhado de possibilidades. Gratidão que me faz feliz, mesmo nos dias que tudo parece triste.

Gratidão aos 100 dias de desafio, e à Flavia Melissa por ter me proporcionado este encontro.
Gratidão pela gratidão!
_______________________________________________________________________________

Se alguém quiser saber mais, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Obrigado!