quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

AGRADAR a TODOS?!

Em tempos de redes sociais, compartilhamentos e comentários, pensei sobre a necessidade de querer agradar a todos, mas tenho, nesta postagem, uma péssima notícias para aqueles que querem ser "a última bolacha do pacote": NINGUÉM AGRADA A TODOS.

Tentar agradar todas as pessoas do seu convívio é no mínimo muito cansativo.
Sempre terão diversos pontos de vista, diversas crenças e possibilidades.

Se és de esquerda, encontrará uma pessoa de direita, e ser o oposto não lhe livra disto também.
Torcer para um time não lhe garante ser campeão, pois temos tantos times e tantas vitórias, derrotas ou tantas batalhas...
Se és do lado do bem, encontrará, também, e as vezes infelizmente, aqueles que são do lado do mau. O interessante nesse ponto é que o contrário é verdadeiro, e sempre terá alguém de bem no círculo daqueles de mau. Mas isso é o que eu penso, por ser do bem, pode não agradar se você é de mau...
... ou se está "de mau".

Para ter chuva é necessário ter sol, que evapora a água.
Alguns gostam do sol, mas até reclamam do "calorão" que estamos passando agora...
Outros preferem a chuva, e colocam a culpa até nos deuses por não estar chovendo neste instante...
Há aqueles que moram próximos de esgotos a céu aberto, que preferem um dia ameno, sem muito sol - que apodreça mais ainda o "fedô" que se sente lá - e sem muita chuva - que carrega esse "lixão" para todo o bairro...
Mas para aqueles que tem casa confortável, com piscina e carro na garagem, até que uma chuvinha no fim da tarde para refrescar a cabeça vai bem... E o sol para o bronzeado não pode faltar.
É assim que as coisas acontecem.

Muitos se comparam até a Cristo ao dizer que nem ele agradou a todos.
Outros lembram que Ernesto Guevara também não, e por isso os dois foram assassinados pelos seus inimigos.
Eu prefiro não me comparar a nenhum deles, pois sei que nós TODOS não agradamos ao restante do todo. Uma hora ou outra, encontramos algo diferente.
Muitos odiavam Hitler, mas haviam aqueles que gostavam e faziam parte de seu exército de "salvação" da raça ariana.
Madiba (Mandela) agradou uma porção de pessoas a mais, mas alguns governantes que queriam dominar a África, o prenderam por muitos anos.
Até Mahatma Gandhi e Madre Teresa de Calcutá tiveram seus "inimigos".

E que tarefa difícil, neste tempo de fotos bonitas e frases marcantes de "facebook" e outras redes sociais, agradar aquela lista enorme de pessoas que te conhecem de uma maneira ou de outra, mas que como "amigos" te seguem para acompanhar o que escreve, posta, compartilha ou curti.
A sensação de não aceitação acontece, sempre, ou pelo menos pra mim, quando uma postagem não agrada alguém desta lista seleta, sem seleção...
E cada um com sua verdade tenta influenciar com algumas palavras a "meliante" postagem.
Será mesmo que é necessário tentar agradar a todos?
Eu tenho minhas dúvidas! Você pode não concordar...

Também neste momento de muitas verdades e incríveis pontos de vista, é importante lembrar, além de saber que não agradamos a todos, a ter respeito pelo que os demais têm a dizer.
Respeitar não quer dizer concordar, mas é saber compreender que a verdade pode não ser tão importante quanto o tempo que se perde juntos refletindo sobre o que quiserem conversar.
Sempre foi assim: reunião entre amigos para discussão de temas que lhes agradem. Quando os amigos extrapolam o encontro pessoal é claro que as discussões ficam mais intensas, existem muitas outras formas de conversar hoje em dia.
Que nos levam a outros momentos, outros mundos, outras verdades...
Mas é interessante pensar no respeito que deve acontecer, de ambas as partes.

Posso hoje concordar com um comentário, ou um ponto de vista.
Mas amanhã perceber que existem outras coisas que meu amigo acredita que não me agradam muito...
Se eu tentar enquadrar a todos, além de ficar louco, gastarei algum bom tempo, que poderia estar motivado a fazer outra coisa, a melhorar o convívio, a entender outras verdades.

Tudo isso é o que eu penso.
Mesmo sabendo que não agradarei a todos...
Mas continuo feliz e tranquilo, pois muitas vezes não precisamos encontrar as verdades, ou saber todas elas. As vezes é só necessário viver, em suas lutas, em seus agrados.

Será mesmo que precisamos, tentar, AGRADAR a TODOS?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Obrigado!